Educação: Inscrições para o Prouni começam dia 29 de janeiro

Compartilhe esta notícia:

Interessados devem acessar o endereço eletrônico até o dia 1º de fevereiro.

Após a divulgação do edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é a chegada a vez do Programa Universidade para Todos (Prouni). O edital referente ao primeiro semestre de 2019 contém as informações necessárias para quem pretende conseguir uma bolsa de estudo para faculdade no próximo ano. De acordo com o documento, as inscrições serão efetuadas em uma única etapa no período de 29 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 1º de fevereiro de 2019, pelo horário oficial de Brasília-DF. Os interessados devem acessar nesse período a página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.

Pode se inscrever no processo seletivo do Prouni 2019.1 brasileiro não portador de diploma de curso superior, que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso atender aos seguintes critérios:

  • Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou;
  • Tenha cursado o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Tenha renda per capita familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.

O programa também contempla professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e pessoas com deficiência. Nesse caso, ao realizar a matrícula será preciso levar documentos de comprovação da condição.

Nota de corte Prouni 2019

Os participantes devem ficar atentos a nota de corte Prouni 2019. Essa é a média do Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas pela instituição de ensino superior. Alguns critérios também podem influenciar na nota de corte como a universidade e o turno, por exemplo. Com o simulador de nota de corte Enem, ferramenta elaborada pelo Educa Mais Brasil é possível saber aproximadamente em quais cursos e faculdades dá para você disputar uma vaga de acordo com informações das notas de corte Prouni 2017.

Bolsas de estudo para faculdade

Mesmo quem não fez o Enem ou não se encaixa nos critérios exigidos ainda pode conseguir uma bolsa de estudo para começar 2019 cursando a graduação que sempre sonhou. Com o Educa Mais Brasil, programa de iniciativa privada, é possível conquistar descontos nas mensalidades de até 70%. Para ter acesso ao benefício não é preciso ter feito o Enem e nem comprovar renda. Basta acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher a modalidade “graduação”, a cidade e fazer a inscrição de forma gratuita.

Compartilhe esta notícia: